Espetáculo ´Bagunçu´ mescla ficção, memória e imaginação

Espetáculo chega a Itabuna
Divulgação

Depois de apresentações nas cidades de Porto Seguro e Valença, chegou a vez de Itabuna receber “Bagunçu – Memórias em Cena”. O espetáculo, da Cia Operakata de Teatro, sediada em Vitória da Conquista, será apresentado nos dias 19 e 20 no Centro de Cultura Adonias Filho, às 20h. Bagunçu é marcado pela interação entre realidade, ficção, memória e imaginação, tomando como pano de fundo a Tragédia do Tamanduá, chacina ocorrida na Imperial Vila da Vitória, atual município de Vitória da Conquista, em 1895. Para a montagem, que circula por três regiões do estado, a Operakata reuniu 5 atores e 2 músicos.

A peça conta a história de Belinha, uma sertaneja sonhadora que transforma uma realidade, cheia de infortúnios, em uma declaração de amor à vida. O texto é de autoria do diretor Gilsergio Botelho e já foi apresentado em Vitória da Conquista por duas vezes, alcançando sucesso de crítica e público. “Bagunçu – Memórias em Cena” tem o patrocínio da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult) por meio de seleção em edital.

O grupo fará duas apresentações na cidade e uma oficina gratuita de Interpretação Teatral, além de bate papo sobre o espetáculo, o grupo e o seu processo de criação. Os interessados em participar da oficina devem enviar currículo e carta de intenção para o e-mail: operakata@gmail.com.

Cia Operakata de TeatroCriada em 2003 pelo diretor e ator Gilsergio Botelho, a Cia Operakata de Teatro se dedica à pesquisa e experimentação das mais diversas linguagens cênicas, mantendo um repertório de espetáculos autorais. Ao longo de dez anos contínuos de atividades, a companhia vem realizando projetos artísticos, didáticos e socioculturais por meio de oficinas de formação e apresentação de espetáculos na região sudoeste da Bahia. Participa ainda de festivais nacionais e internacionais, sendo o único grupo do interior baiano, no ano de 2012, selecionado para participar da 13ª Edição do Festival de Cenas Curtas do Cine Horto Galpão/Belo Horizonte-MG. Ainda em 2012, a Cia participou do Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte-MG (FIT/2012) e do V Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (2012).